Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2011

A história da Contabilidade

Micro-Aula de Contabilidade da Vida

PARA QUEM NÃO ENTENDE NADA DE CONTABILIDADE, VAMOS EXPLICAR MAIS OU MENOS COMO FUNCIONA:

A Solteira é Crédito
A Casada é Débito
A Viúva é Ativo Imobilizado
A Cunhada é Provisão para devedores duvidosos
A Bonita é Lançamento
A feia é Estorno
A feia e Rica é Compensação
A Bonita e Rica é Lucro
A Ex-namorada é Saldo de Exercícios Anteriores
A Namorada é Resultado de Exercício Futuro
A Noiva é Reserva Legal
A Esposa é Capital Integralizado
A Vizinha é Ação de outras companhias
A Amante é Empresa coligada
As Operações Plásticas são Benfeitorias
As Gestantes são Obras em Andamento
As Que Dão Bola são Incentivos Recebidos
As Que Não São Viúvas, Casadas ou Solteiras são Contas a Classificar
As Que Muito Namoram e Não se Casam são Saldo à Disposição da Assembléia
As Que são Surpreendidas em Flagrante são Passivo a Descoberto
E a sogra pode ser classificada como... PREJUÍZO ACUMULADO!!!

Curiosidades

Imagem
CuriosidadesA contabilidade foi a primeira profissão regulamentada no Brasil. Ela surgiu com a criação do ensino comercial, em 1931, viabilizando os negócios e acelerando o desenvolvimento econômico. Porém, como não existia o curso superior de ciências contábeis, muitos profissionais não tinham conhecimentos teóricos e técnicos suficientes para detectar os problemas de uma empresa e recomendar suas soluções. Visando solucionar isto, foi criado em 1945, o curso de ciências contábeis, que disponibiliza à sociedade um profissional capaz de compreender as questões técnicas, científicas e econômicas que determinam a resolução de tais problemas de forma mais eficaz.
Assim, a contabilidade passou a dar mais respaldo aos gestores e profissionais de cargos administrativos para proporcionar a "saúde financeira" de seus empreendimentos.

O que é ser contador?

Imagem
Contador
"Profissional que exerce funções contábeis"
Fonte: Dicionário MichaelisO que é ser contador?Contador é o profissional que lida com a área financeira, econômica e patrimonial. Ele é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis e pelo estudo dos elementos que compõem o patrimônio monetário das companhias. Para o contador, cada número tem seu significado, tudo é importante, pois cada dado que ele avalia traduz a representatividade dos negócios de uma empresa. Com isso, ele recomenda as atitudes a serem tomadas que visem solucionar problemas financeiros. Deve sempre estar atualizado com as leis que regem o patrimônio das pessoas jurídicas (empresas), bem como às datas e prazos das obrigações fiscais e interpretar corretamente os dados coletados, para assim adotar os procedimentos necessários para o crescimento da empresa ou instituição. Quais as características necessárias para ser contador?É muito importante, na profissão de contador, exercer a profissão com ét…

Ciências Contábeis da UFSC

Imagem
O curso O Curso de Ciências Contábeis da UFSC vem formando bacharéis desde 1966. Naquele ano, a primeira turma de contadores catarinenses de nível superior obteve habilitação e passou ao exercício profissional junto a indústrias, comércio e outros estabelecimentos públicos e privados.
O Curso é referência regional. Distingue-se por seu nível de comprometimento com a sociedade e pela qualidade dos egressos, tanto no âmbito do exercício da cidadania quanto no atendimento das necessidades de entidades empresariais, públicas estatais e do terceiro setor vinculadas ao conhecimento contábil.
Durante a última década, o Curso foi submetido a algumas avaliações, obtendo sempre um bom desempenho no Estado de Santa Catarina (Provão do MEC, Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, Guia do Estudante, entre outros).
Além disso, há núcleos de pesquisa e extensão, e diversos grupos de pesquisa cadastrados, em atuação tanto no âmbito do Departamento de Ciências Contábeis quanto no Centro…

Universidade Aberta do Brasil

Imagem
O que é
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.
O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apóia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a…

A Contabilidade no Brasil

A Contabilidade no Brasil
Origem e Evolução
Da mesma forma como no resto do mundo, no Brasil a contabilidade nasceu com a necessidade de controles e evolução tecnológica. No início fomos influenciados pela Escola Italiana, deixando diversos autores que até hoje em dia tem sido fonte de pesquisas.
Influências na Evolução
Um dos pontos marcantes na evolução da Contabilidade Brasileira foi a de que os órgãos representativos da classe não era forte e não exercia influência em decisões do governo com relação a questões de seus interesses, desta forma ficamos destinados a atender ao fisco ou seja ao próprio governo. Recentemente tivemos acontecimentos que marcaram profundamente a Contabilidade em nosso país, trazendo embasamento e fundamentos para seguirmos em frente, com a implantação da nova Lei das S.A. por parte do governo e a publicação de Normas Brasileiras de Contabilidade, com diversas resoluções e dentre elas podemos destacar a resolução 750/93 que trata sobre os Princípios Fundamentais…

História Antiga da Contabilidade

Imagem
Anete Coelho Costa Ferreira (1985) comenta: Precisar exatamente a época em que se iniciou a História contábil é impossível, os estudos datam segundo as provas que têm atualmente, pêlos trabalhos arqueológicos, há mais de 8.000 anos atrás, terminando em 1202, já no século XIII de nossa era quando a sistematização se originou em Toscana, Itália, com a introdução do processo de registros por partidas duplas ou dobradas.


A Contabilidade teve seu início por volta de 6.000 anos a.c. dando origem a História antiga da contabilidade na Suméria, Elão, Egito etc., a qual era efetuada através de sinais feitos em paredes de cavernas e tabuletas de argila, como consequência de um levantamento físico feito nos bens, principalmente em rebanhos, sem avaliação monetária, pois ainda não existia parâmetros para troca ou seja a moeda. A época correta em que se iniciou a história da Contabilidade não dá para precisar pois não há provas concretas para sustentar o seu surgimento. Por isso da divergência de al…